top of page
191.png

Vírus que altera boletos bancários na Web desvia pagamento

Ameaça não é nova, mas continua fazendo vítimas entre usuários de toda a rede bancária do país. Um vírus que circula na internet, há cerca de dois anos, continua gerando problemas para os usuários que efetuam pagamento de boletos via Internet Banking. Esse vírus faz parte da família Banker, danifica os códigos de barras dos boletos bancários e altera os números do banco e de contas que vai receber o pagamento.
Boletos de qualquer instituição bancária podem ser adulterados. As vítimas são tanto os usuários que usam internet banking para o pagamento de contas, quanto aqueles que imprimem as faturas para quitá-las em caixas eletrônicos ou nas agências já que o boleto impresso é o falsificado.
A fraude pode passar despercebida, porque o vírus não modifica a data de vencimento nem o valor do boleto. É importante ressaltar que a infectação está no computador da pessoa que efetua a transação e não no sistema do banco. Geralmente, a porta de entrada para estes vírus são os sites infectados ou e-mails falsos, enviados por criminosos.

Como se proteger

  • Mantenha sempre o seu antivírus e o seu sistema operacional atualizados

    Outros softwares como browsers, e plug-ins como Java e Flash também devem ser atualizados regularmente. Com isso, você cria uma barreira de proteção no seu PC. Tanto para este vírus como para outros tipos de malware.

  • Ao receber um boleto bancário para pagamento online, é importante também checar se o código do banco confere com o logotipo da instituição financeira

    Em computadores infectados com o vírus, foram gerados boletos de diversos bancos, mas os códigos de pagamento eram sempre do mesmo banco. Portanto, o dinheiro usado no pagamento do boleto, na verdade, era transferido para outro local e não para o que, teoricamente, estava cobrando a fatura.

  • Boletos criados por computadores infectados com este malware apresentam também os códigos de barras com espaçamentos incomuns, que não podem ser lidos automaticamente.

    Assim, o usuário acaba tendo que digitar um código alterado e realiza o pagamento errado. Não deixe de verificar se os espaços entre números estão corretos.

185.png
bottom of page